.png)
Tecnologia: benefícios da metodologia ágil nas startups
, que bom que você está familiarizado com essa aplicação!
Você ainda não aplica a metodologia ágil na sua empresa? , não se preocupe! Estamos aqui para te ajudar.
Capaz de tornar as equipes mais motivadas e mostrar resultado aos gestores e clientes, a metodologia ágil facilita o cumprimento das tarefas que se renovam a todo momento no cotidiano agitado e imprevisível das startups.
Então não é exagero dizer que a metodologia ágil melhora o trabalho de todas as partes envolvidas nas atividades da empresa. Ela ajuda a criar o ambiente ideal para transformar ideias inovadoras em negócios robustos e desenvolver projetos de maneira inteligente.
Para entender melhor, confira a seguir algumas das principais vantagens desse conceito para o funcionamento das startups.

Melhora a tomada de decisões
A metodologia ágil promove o compartilhamento das demandas e do andamento de cada uma delas, com reuniões constantes, replanejamentos e olhar estratégico para os problemas que surgem durante o caminho.
Assim, ela ajuda a tomar decisões de negócios de forma mais inteligente e precisa, estimulando o surgimento de soluções inovadoras e promovendo uma gestão mais madura.
-1.png)
Promove a circulação de conhecimento
Com a integração promovida pela metodologia ágil, todos os envolvidos nas metas e projetos ficam por dentro dos desafios enfrentados pelos outros membros da equipe. Esse trabalho colaborativo permite trocas de saberes, criando um ambiente de aprendizado constante e facilitando a gestão do conhecimento dentro da empresa.
-2.png)
Promove a flexibilidade
A flexibilidade e a adaptabilidade estão entre os principais valores e benefícios da integração desse conceito aos fluxos de trabalho.
Assim, as equipes não precisam restringir seus projetos a planos rigorosos e imutáveis. Elas podem adaptar as etapas de acordo com novas necessidades, replanejar tarefas e buscar soluções multipotenciais. Por isso, a metodologia ágil promove uma melhor resolução de problemas.
.png)
Otimiza tarefas e reduz custos
Como já mencionamos algumas vezes, a metodologia ágil é uma importante ferramenta de otimização.
As estratégias de organização que ela abarca são capazes de fazer com que a produtividade seja maximizada – ou seja, as tarefas são concluídas com a mesma qualidade em menos tempo. Aprimorando a curva de eficiência dos projetos, os métodos ágeis ajudam as startups a economizarem recursos – seja com tecnologia ou talentos, propiciando boas alternativas de redução de custos.
.png)
Metodologia ágil e tecnologia
Nascida nas startups do mundo tech, a metodologia ágil sempre andou de mãos dadas com a tecnologia.
O compartilhamento e acompanhamento de demandas, assim como a atribuição de tarefas, podem ser feitos por meio de tablets, notebooks e outros dispositivos que fazem parte do dia a dia da empresa.
Aliás, a metodologia ágil serve também para facilitar a administração desses equipamentos. Apesar de serem frequentemente atrelados às áreas criativas e de desenvolvimento, os métodos ágeis podem ser empregados para otimizar demandas de gestão de hardware, manutenção de infraestrutura, logística e similares.
Imagine uma startup em fase de expansão, ela conta hoje com 15 funcionários atualmente e deseja modernizar sua infraestrutura e dobrar o número de pessoas na equipe ao mesmo tempo. Com um modelo de gestão tradicional, a empresa seguiria os passos comumente determinados para esses dois processos, que ocorreriam de maneira independente e desconexos um do outro: uma parte do time ficaria responsável por entrevistar candidatos, outra pessoa iria atrás de adquirir os equipamentos novos. Usando a metodologia ágil para organizar os dois objetivos, as metas de cada um podem ser fracionadas em entregas menores, o que permite pensar estrategicamente em cada uma das etapas e discuti-las em reuniões diárias, replanejando o que fosse necessário e resolvendo problemas.