Etapas da modernização

  1. Analisar o desempenho da infraestrutura atual
  2. Estudar os gastos mensais com infraestrutura
  3. Montar o orçamento para comprar novos equipamentos
  4. Pesquisar e encomendar os dispositivos
  5. Configurar as máquinas novas
  6. Planejar a manutenção da infraestrutura  

Etapas da expansão

  1. Anunciar vagas
  2. Selecionar candidatos para entrevistas
  3. Selecionar candidatos para entrevistas
  4. Providenciar equipamentos para os novos membros
  5. Calcular o orçamento para contratações, incluindo riscos de demissões futuras

Ao fracionar os objetivos dessa maneira, os gestores podem perceber formas de agilizar os dois processos ao mesmo tempo. Imagine, por exemplo, que alguém sugira a assinatura de equipamentos em vez da compra durante uma das primeiras reuniões de acompanhamento.

Essa é uma medida que tornará a modernização muito mais rápida, já que elimina totalmente preocupações ligadas a configuração e manutenção. Com a agilidade proporcionada pela locação, que também evita o gasto de tempo com pesquisa e compra, os empreendedores percebem que podem usar os equipamentos alugados para conduzir os testes e entrevistas de maneira inteiramente remota, facilitando também a expansão.

Por fim, nesse caso, a assinatura é também uma ótima forma de reduzir ou aumentar a infraestrutura tecnológica da empresa sem correr tantos riscos. Afinal, caso haja alguma demissão ou se a equipe diminuir novamente daqui a alguns meses, os equipamentos da empresa podem ser trocados ou devolvidos sem prejuízos financeiros.

Portanto, quando aliada à tecnologia, a metodologia ágil pode proporcionar insights reveladores e otimizar o crescimento de uma startup.

05
Metodologia ágil: Benefícios para maximizar o impacto da tecnologia nas Startups
Setas-2