Do Home Office ao Modelo Híbrido:
3 maneiras de desenhar uma gestão conectada de ativos de TI

Adoxy

No cenário atual, o trabalho híbrido emergiu como uma prática consolidada, integrada à cultura e ao DNA de diversas empresas.

Essa abordagem flexível permite que profissionais desempenhem suas atividades tanto no conforto de suas casas quanto em um formato presencial, adaptando-se às demandas do mundo moderno. 

Como otimizar a gestão dos ativos de TI? Descubra em nosso material como simplificar as demandas tecnológicas e habilitar inovação em seu negócio.

86% das empresas adotaram o sistema híbrido no Brasil

América Latina

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Europa

0 %

Oriente Médio e África

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Ásia Pacífico

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América do Norte

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Fonte: Consultoria JLL

Durante muito tempo, a ideia de trabalhar de casa era um luxo reservado a poucos no Brasil. Quem nunca imaginou a conveniência de cumprir suas responsabilidades profissionais sem sair do conforto do lar?

Com o passar do tempo, o home office se tornou uma realidade cada vez mais presente, impulsionado por uma série de mudanças positivas no mundo do trabalho.  

Essa transição trouxe uma nova perspectiva para o ambiente profissional. Atualmente, o home office é uma parte fundamental da cultura empresarial de muitas organizações, algumas das quais operam exclusivamente nesse formato, enquanto outras adotam uma abordagem híbrida.

Além disso, os avanços tecnológicos têm desempenhado um papel crucial nessa evolução, proporcionando ferramentas inovadoras que simplificam e aprimoram a experiência de trabalhar remotamente tanto para empregadores quanto para colaboradores.

O papel da gestão de TI no sucesso do home office

Novos modelos de negócios sempre trazem novos desafios. Com a popularização do trabalho remoto e híbrido, as empresas tiveram que adaptar seus processos internos para que tudo pudesse ser realizado remotamente.

No trabalho à distância, é preciso encontrar maneiras de fornecer todos os acessos necessários aos colaboradores sem que eles estejam fisicamente presentes na empresa. E é por isso que a atenção à infraestrutura e à gestão de TI é indispensável para o sucesso dos modelos híbridos e remotos.

Uma boa abordagem de gestão de TI é capaz de proporcionar:

Segurança da informação

Uso de ferramentas colaborativas

Monitoramento e análise de desempenho

Segurança da informação

Segurança da Informação

A gestão de TI inteligente é essencial para implementar medidas efetivas de segurança da informação. Só assim as empresas podem proteger seus dados confidenciais e fugir das ameaças de cibersegurança que circulam nos ambientes digitais.

Uso de ferramentas colaborativas

Uso de ferramentas colaborativas

Quando cada membro de uma equipe de trabalho está em um local diferente, as tarefas precisam ser realizadas por meio de ferramentas colaborativas. Diante disso, também cabe à gestão de TI o papel de integrar efetivamente as plataformas, sistemas, ambientes cloud, softwares de compartilhamento, aplicativos de mensagens e outros recursos utilizados pelos times.

Monitoramento e análise de desempenho

Monitoramento e análise de desempenho

Como saber se as necessidades da empresa estão sendo supridas no trabalho remoto? Aqui, mais uma vez, a resposta está na gestão de TI. Ela permite que gerentes e líderes identifiquem problemas que poderiam afetar o desempenho das equipes, áreas de melhoria e formas de otimizar a eficiência operacional.

Segurança da Informação

A gestão de TI inteligente é essencial para implementar medidas efetivas de segurança da informação. Só assim as empresas podem proteger seus dados confidenciais e fugir das ameaças de cibersegurança que circulam nos ambientes digitais.

Uso de ferramentas colaborativas

Quando cada membro de uma equipe de trabalho está em um local diferente, as tarefas precisam ser realizadas por meio de ferramentas colaborativas. Diante disso, também cabe à gestão de TI o papel de integrar efetivamente as plataformas, sistemas, ambientes cloud, softwares de compartilhamento, aplicativos de mensagens e outros recursos utilizados pelos times.

Monitoramento e análise de desempenho

Como saber se as necessidades da empresa estão sendo supridas no trabalho remoto? Aqui, mais uma vez, a resposta está na gestão de TI. Ela permite que gerentes e líderes identifiquem problemas que poderiam afetar o desempenho das equipes, áreas de melhoria e formas de otimizar a eficiência operacional.

Sua empresa possui profissionais em home office?

Em 2022, o número de profissionais brasileiros que trabalhavam em casa já era de 6,9 milhões. Esse número corresponde a 8,5% dos funcionários empregados no setor privado no país.

Fonte: Pnad Contínua, IBGE.

Como desenhar uma gestão de TI conectada em sua empresa

Mas, afinal, como garantir que a gestão de TI da sua empresa está adaptada aos novos cenários de trabalho?

Embora a administração da infraestrutura tecnológica de uma empresa exija estratégias abrangentes e complexas, existem algumas questões básicas que precisam ser priorizadas em todos os negócios que desejam se modernizar.

Confira os primeiros passos essenciais para quem deseja implementar uma gestão de TI conectada e eficaz no ambiente corporativo.

1. Escolha equipamentos adequados

Pode parecer óbvio, mas seus funcionários não conseguirão cumprir as demandas encaminhadas a eles se não tiverem o suporte tecnológico necessário. Portanto, é muito importante que os equipamentos de trabalho fornecidos aos colaboradores funcionem de maneira fluida e ágil.

Na hora de montar a infraestrutura tecnológica da sua empresa, lembre-se de escolher notebooks e/ou desktops com as configurações certas para as necessidades de cada equipe, além de incluir todos os acessórios necessários e softwares que eles precisam, como:

Mousepad

Headset

Pacote Office e Seguros

Teclado

“Profissionais que utilizam computadores considerados abaixo das necessidades do trabalho executado pelo colaborador,  podem levar até 40% mais tempo para realizar as tarefas, em comparação com aqueles que utilizam equipamentos modernos com softwares adequados.”

Fonte: Brain On Tech, Dell Technologies e EMOTIV.

2. Configure cada PC com personalização

Antes de entregar os equipamentos de trabalho aos funcionários, é essencial ajustar todas as configurações dos dispositivos conforme a utilidade que eles receberão.

Os times de TI costumam ficar encarregados em configurar o equipamento de acordo com seu uso, necessidades técnicas e até mesmo aumentar a camada de proteção.

Instalação e atualização do sistema operacional

Instalação de software

Liberação de acesso

Criação de senha e personalização virtual

Para quem deseja simplificar todos esses processos e ganhar tempo, o ideal é escolher uma empresa parceira especializada que forneça os equipamentos “prontos”, com todas as configurações nos trinques.

3. Ter suporte técnico remoto

Parte da gestão inteligente de TI é saber como lidar com possíveis falhas no sistema e problemas técnicos.

Com uma equipe de trabalho descentralizada, a tarefa de acompanhar o funcionamento de todos os dispositivos se torna mais complexa, já que é preciso garantir suporte técnico remoto. Por isso, muitos empreendedores recorrem ao serviço de aluguel de computadores: com esse serviço, as demandas de manutenção e suporte ficam por conta das equipes terceirizadas da empresa parceira.

Redução de custos

Suporte 24x7

Infraestrutura atualizada

Vale mais a pena comprar ou alugar equipamentos para a sua empresa?

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Sem dúvidas, o home office chegou para ficar.

E para que ele funcione com segurança e eficiência, a gestão de TI é indispensável. Os benefícios de uma cultura empresarial digital e conectada dependem diretamente de uma infraestrutura tecnológica moderna, com equipamentos adequados, configurações precisas e suporte técnico fácil de acessar.

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